A difícil escolha da App certa para cada tarefa

Publicado a 11/30/2018 por Knowledge Inside em Opiniao
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A oferta atual de aplicações é tão alargada e confusa que por vezes fica difícil escolher qual a aplicação, ou função da aplicação para uma determinada tarefa. Esta indecisão acontece quer a nível pessoal quer a nível profissional e são inúmeras as conversas de corredor ou café sobre este tema. Assim e tendo em conta a subjetividade que o assunto envolve, transporto para esta coluna de opinião o que resulta de muitas dessas conversas e da minha experiência empírica quer a nível pessoal quer a nível profissional.

A título pessoal, as aplicações FINTECH (Apps financeiras) estão muito na moda e são as atuais causadoras de maiores dúvidas. Nesta área, é incontornável o “nosso” MBWAY, principalmente quando queremos mandar dinheiro de forma imediata para alguém apenas recorrendo ao seu número de telemóvel. A funcionalidade de gestão de cartões, é também muito útil, mas uma vez que o pagamento com MBWAY ainda está longe de ser transversal a minha recomendação vai para o Curve. Com o Curve para além da App recebemos um cartão de débito Mastercard que serve de escudo a todos os nossos cartões. Assim, basta na App fazer swipe para selecionar o cartão “real” que queremos usar de cada vez que usamos o cartão Curve num ATM ou Ponto de pagamento. Ainda dentro do FINTECH, temos o Revolut, que também nos faz chegar um cartão e que funciona mais como uma integração de MBWAY com uma conta bancária tradicional. Com o Revolut a grande vantagem está nos pagamentos em moeda estrangeira que podem ser efetuados na moeda local do país, sem qualquer custo associado, acreditem, que quando viajam para fora da zona Euro é uma poupança muito significativa em cada movimento efetuado.

As aplicações de redes sociais, não necessitam de grandes explicações, no entanto, vejo com frequência o uso do WhatsApp para organizar eventos, o que acho totalmente desadequado, por vezes dou por mim a ter que navegar numa conversação gigante apenas para descobrir o horário e local de um Jantar, para quem organiza é também muito complicado manter o registo de quem vai ou não vai ao evento. Já o Facebook é uma excelente plataforma para a gestão de um evento. O WhatsApp no meu caso é a plataforma de eleição para me manter próximo de quem gosto, com menos risco de exposição e sem ter de me perder num feed de trivialidades que é o Facebook ou Instagram. Para me manter atualizado e debater temas do meu interesse, o Twitter e o Reddit são as minhas fontes e seguramente gostaria de lhes dedicar mais tempo.

No meio profissional, a minha utilização recai sobre os produtos do Office 365 e aqui a oferta é muita e por vezes bastante confusa quando temos de decidir o que usar para comunicar. Na Knowledge Inside, utilizamos o Teams para juntar as equipas por áreas e agregar tudo o que é comunicação informal e de resposta rápida (chat e chamadas vídeo). Cada novo projeto, tem também o seu lugar numa equipa no Teams, desde a pré-venda à conclusão do projeto, todas as conversas e documentos gerados ficam registados no Teams, facilitando e muito o acompanhamento do estado do mesmo por todos os membros da equipa. O OneNote é uma ferramenta usada intensivamente na Knowledge Inside para registar toda a informação de projetos, clientes e gestão interna. A integração com o Teams é perfeita. Cada canal, sempre que justifique, tem o seu Onenote agregado. O Onedrive também integrado com o Teams é utilizado para sincronizar e partilhar com clientes e parceiros ficheiros de projetos.

O SharePoint é o centro da nossa operação e assegura as necessidades de registo mais estruturado e formal da KI. É no SharePoint que armazenamos e classificamos todas as propostas que saem para clientes, bem como a informação financeira e de RH. O registo de horas dos colaboradores e gestão de contratos é também efetuado no SharePoint.

O incontornável Outlook é ferramenta que utilizo para comunicações internas mais formais e sem necessidade de resposta urgente e para a maioria das comunicações externas com clientes, onde o e-mail ainda é rei. As comunicações externas informais vão, por vezes, via Skype Call.

Confuso? Deixo-vos com este infográfico da AvePoint que com três simples questões ajuda na decisão de quando usar o quê.

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