ChatBot é o diminutivo de “chat robot” e não é mais do que um software dotado de Inteligência Artificial (IA) e que interage com humanos usando linguagem natural dentro de um canal de chat. A utilização desta tecnologia, usada em websites já há vários anos, tem vindo a crescer nos últimos meses, resultado de um forte investimento da Microsoft numa plataforma de desenvolvimento de IA e do anúncio, em Abril, de que o Facebook Messenger iria ter uma aplicação de chatbots.
Esta tendência veio para ficar e está a tornar-se muito relevante na transformação Digital das Empresas.
Um exemplo prático, ainda não disponível em Portugal, é o ChatBot da Pizza Hut que permite encomendar pizas a partir do Facebook Messenger ou do Twitter!
Através do chat o cliente, para além de encomendar pizzas, pode verificar as promoções e questionar acerca do progresso da sua encomenda simplificando a experiencia de compra ao máximo. A esta nova tendência dá-se o nome de Conversational commerce e parece que veio para ficar.
A Uber também já tem um ChatBot no Messenger do Facebook (ainda não disponível em Portugal). O “Uber on Messsenger” permite, por exemplo, enviarmos a nossa localização numa conversação com outra pessoa, que sem sair do Messenger, pode chamar um Uber para vir ter connosco!
A KLM também já aderiu à tendência com um ChatBot que permite efetuar o check-in, verificar o itinerário, receber o cartão de embarque, fazer alterações à reserva e receber informações em tempo real sobre o voo.
A Heek é uma startup que faz websites de uma forma particular. Utiliza um assistente virtual que através de uma conversa em chat com o cliente vai construindo em tempo real o site pretendido!
A HP já criou também o seu ChatBot: O HP Print Bot vive no Facebook Messenger e permite enviar documentos ou imagens para impressão esteja onde estiver!
Várias grandes empresas estão neste momento ao leme da revolução e espera-se que nos próximos meses sejam muitas as novidades com ChatBots. E a sua Empresa já tem um ChatBot?
O que nós dizemos
Os sistemas de conversação estão em alta e aplicações como o Facebook Messenger, WhatsAPP e Skype estão a evoluir e a permitir cada vez mais funcionalidades e APIs. A indústria já percebeu que é preciso rentabilizar estes canais e a transformação está neste momento a acontecer. Não são todos os negócios que necessitarão de um Bot, mas vale a pena colocar o tema em discussão. A agilização dos processos e as vendas agradecem!
|