Chegou o sistema mais aguardado dos últimos tempos

Publicado a 7/31/2015 por Knowledge Inside em Mercado
image

O Windows XP foi, talvez, o sistema operativo mais adorado dos últimos tempos. Quando o Windows 7 chegou gerou algum desconforto nos utilizadores e a migração fez-se de forma muito mais lenta do que o esperado. No entanto, esta última versão esteve longe de gerar a polémica e a onda de críticas que gerou o Windows 8. As empresas como a Microsoft deparam-se atualmente com inúmeros desafios colocados por um novo cenário de computação e uma nova geração de consumidores mais exigente e mais informada, que quer ter a mesma experiência de trabalho em diferentes plataformas, a qualquer momento e em qualquer lugar. E esta questão coloca-se num ambiente de consumo pessoal e profissional.

O Windows 10 surge com a promessa de ser o melhor sistema operativo de sempre. E vai ser! Nasceu na era do Cloud Computing, da Big Data, das múltiplas plataformas, do multitasking, do always on, da total integração e compatibilidade, dos ambientes colaborativos, da experiência de consumo simples, produtiva e eficiente. Ou seja, nasceu para dar resposta a problemas e necessidades reais e oferece ferramentas e funcionalidades à medida do mundo TIC atual. 

O Windows 10 surge como um sistema operativo completo que vem dar resposta a tudo o que os utilizadores necessitam. Mais ainda, entra no mercado com o pé direito disponibilizando gratuitamente a atualização para os utilizadores do Windows 7 e Windows 8.1.
Em primeiro lugar os utilizadores terão garantida a mesma experiência de utilização nos diferentes equipamentos que possuem. Com as fronteiras entre a vida pessoal e profissional cada vez mais esbatidas, com a chegada de uma série de tendências como o BYOD, e com a crescente utilização do conceito de “escritório móvel”, o acesso aos mesmos dados, documentos e aplicações no PC, no portátil, no tablet e mesmo no smartphone é obrigatório e decisivo para o sucesso de um sistema operativo. As diferentes versões do Windows 10 (PC, mobile e XBox) vão comunicar entre si de uma forma simples e direta.

Os utilizadores terão também acesso a um crescente número de novas funcionalidades e opções que vão ser desenvolvidas e disponibilizadas pela Microsoft, com maior frequência. O objetivo é assegurar que a experiência de utilização seja o mais completa e eficiente possível, num ambiente pessoal e profissional. A multinacional prevê que o sistema esteja instalado em cerca de mil milhões de equipamentos no espaço de 3 anos. E esta nova estratégia vai permitir atingir este número provavelmente maia cedo do que espera.
Entre as novidades, destaque para o regresso do tão desejado botão Iniciar, funcionalidade que gerou uma onda de críticas no Windows 8. Nesta versão, vem ainda mais completo e funciona como ponto central para aceder a muita informação.

Está mais funcional e cheio de novidades. Deixou de ser um local onde tínhamos apenas acesso às aplicações instaladas e é hoje uma montra de informação. O Explorer dá lugar ao Edge, um browser que promete ser mais rápido, tecnologicamente mais evoluído e muito menos exigente no que toca ao consumo de recursos. O assistente pessoal Cortana passa a estar integrado neste novo sistema operativo e pode ser usado para pesquisas, gestão de agenda, notificação de compromissos, criação de mensagens, notas, entre outras coisas.

Para garantirem um funcionamento correto e transparente nas diferentes plataformas, mais especificamente naquelas que não têm teclados físicos e/ou possuem ecrãs de diferentes dimensões, algumas das aplicações nativas foram remodelas para se “tornarem” universais.

A própria loja de aplicações foi reajustada à procura atual e passa a incluir, à margem das aplicações, música, filmes e programas de televisão.

Em resumo, o Windows 10 promete revolucionar a forma como trabalhamos hoje em dia e disponibiliza, para tal, uma estrutura e um conjunto de recursos desenhados para o consumidor moderno.

O que nós dizemos

A disponibilização gratuita do serviço vai quebrar uma das barreiras mais inibidora da atualidade – o custo. Os utilizadores poderão usufruir de todas as vantagens oferecidas por este sistema e explorar rapidamente todos os novos recursos, nomeadamente ao nível da utilização transversal às diferentes plataformas, algo muito valorizado hoje em dia.

Comments