O roadmap da Microsoft assim o dita: o espaço de armazenamento das caixas de correio das contas do Office 365 vão chegar aos 100 GB. Trata-se do primeiro aumento da quota de armazenamento desde 2013, altura em que a multinacional aumentou o espaço dos 25 GB para os 50 GB.
A gigante norte-americana pretende assim tornar o seu serviço ainda mais competitivo, dado o serviço profissional da Google ter como base os 30 GB (divididos entre Gmail, Google Drive e Google Photos).
No entanto, os novos limites das mailboxes só serão aplicados aos planos E3 e E5 do Office 365. Todos os outros planos vão continuar com 50 GB de espaço de armazenamento.
Com este upgrade, a Microsoft pretende também que os utilizadores mantenham os dados on-line, não descarregando para o computador e evitando gerar pesados ficheiros .pst. Estes ficheiros, sobretudo quando possuem grandes dimensões, tornam-se inseguros, com muitas probabilidades de dar erro. Com as quotas on-line atuais dos serviços de email, os utilizadores do Office 365 não têm desculpa por não manter as suas mensagens on-line.
O que nós dizemos
Este é um passo necessário da Microsoft, sobretudo devido aos avanços que a sua concorrência está a fazer.
Por outro lado, como descrito, ter todo o correio on-line é uma grande vantagem, pois além de dar mais espaço no computador, os ficheiros .pst podem também ficar corrompidos caso descarregasse as mensagens para o computador, podendo fazer com que se perca todos os emails. Ter todo o correio on-line é também especialmente positivo para os computadores que não usam discos SSD, que caso tivessem o armazenamento local dos emails se tornariam muito lentos.
Quando virá o próximo upgrade Microsoft?
|