De uma grande para uma pequena empresa. A minha experiência.

Publicado a 9/29/2021 por Knowledge Inside em Opiniao
image

Quem ainda está no início da sua carreira em IT, pode pensar onde gostaria mais de trabalhar, numa grande ou pequena empresa. Quais os desafios que te esperam? É melhor trabalhar numa pequena ou grande empresa? Não existe uma resposta certa para a pergunta. Basicamente cada um tem que se sentir confortável com o que faz e como o faz. Tudo depende do que esperas para a tua carreira, das tuas preferências e da tua personalidade. Podes fazer um exercício simples, perguntar a ti mesmo o que queres estar a fazer daqui a 5 anos?

Dando a minha visão sobre o tema, já trabalhei em multinacionais e em PMEs. Todas têm os seus prós e contras vou tentar passar a minha experiência ao trabalhar nos diferentes tipos de empresas.

Uma empresa grande é complexa e mais burocrática. Temos a sensação de ser mais estável e mais estruturada, existe mais distanciamento entre as pessoas e por sua vez existe um distanciamento com o cliente final. Por norma a rivalidade entre departamentos é maior, o que dificulta o trabalho entre equipas. O Ownership dos problemas dispersa-se entre vários departamentos, com consequências muitas vezes para a entrega ao cliente final.

Por outro lado, temos acesso a um maior conjunto de benefícios.

Conseguimos rapidamente uma especialização em uma determinada área, uma empresa grande pode dar-te um grande impulso na carreira caso a especialização seja do teu agrado. As divisões dentro do próprio departamento são mais vincadas e raramente existe partilha de funções.

Numa empresa pequena, existe mais flexibilidade e as regras tornam-se mais simples. Ganha-se mais espírito de equipa, toda a empresa trabalha para o mesmo fim e existe facilmente o “vestir da camisola”. Tens que ser muito mais flexível, versátil e ter pensamento rápido. Existe um objetivo comum para o qual toda a empresa trabalha, tornando o trabalho entre equipas muito mais fácil. Todos os dias temos desafios novos, é uma maneira eficiente de ganhar muitas competências em diversas áreas.

O grande objetivo é a satisfação do cliente, trabalha-se em parceria, lado a lado com o cliente, as dores dos clientes são as nossas dores. Nada é mais importante do que a entrega do serviço ao cliente. Existe Ownership dos problemas, o cliente sabe que lhe vão resolver o problema o mais rápido possível.

Na minha opinião, clientes que querem uma alta disponibilidade da empresa de IT têm que optar por uma empresa PME, isto porque a PME vive para o cliente. Empresas grandes podem ter mais técnicos, mas as PMEs os técnicos são todos altamente motivados para a solução e não para o problema.

Comments