Quem ainda está no início da sua carreira em IT, pode pensar onde gostaria mais de trabalhar, numa grande ou pequena empresa. Quais os desafios que te esperam? É melhor trabalhar numa pequena ou grande empresa? Não existe uma resposta certa para a pergunta. Basicamente cada um tem que se sentir confortável com o que faz e como o faz. Tudo depende do que esperas para a tua carreira, das tuas preferências e da tua personalidade. Podes fazer um exercício simples, perguntar a ti mesmo o que queres estar a fazer daqui a 5 anos?
Dando a minha visão sobre o tema, já trabalhei em multinacionais e em PMEs. Todas têm os seus prós e contras vou tentar passar a minha experiência ao trabalhar nos diferentes tipos de empresas.
Uma empresa grande é complexa e mais burocrática. Temos a sensação de ser mais estável e mais estruturada, existe mais distanciamento entre as pessoas e por sua vez existe um distanciamento com o cliente final. Por norma a rivalidade entre departamentos é maior, o que dificulta o trabalho entre equipas. O Ownership dos problemas dispersa-se entre vários departamentos, com consequências muitas vezes para a entrega ao cliente final.
Por outro lado, temos acesso a um maior conjunto de benefícios.
Conseguimos rapidamente uma especialização em uma determinada área, uma empresa grande pode dar-te um grande impulso na carreira caso a especialização seja do teu agrado. As divisões dentro do próprio departamento são mais vincadas e raramente existe partilha de funções.
Numa empresa pequena, existe mais flexibilidade e as regras tornam-se mais simples. Ganha-se mais espírito de equipa, toda a empresa trabalha para o mesmo fim e existe facilmente o “vestir da camisola”. Tens que ser muito mais flexível, versátil e ter pensamento rápido. Existe um objetivo comum para o qual toda a empresa trabalha, tornando o trabalho entre equipas muito mais fácil. Todos os dias temos desafios novos, é uma maneira eficiente de ganhar muitas competências em diversas áreas.
O grande objetivo é a satisfação do cliente, trabalha-se em parceria, lado a lado com o cliente, as dores dos clientes são as nossas dores. Nada é mais importante do que a entrega do serviço ao cliente. Existe Ownership dos problemas, o cliente sabe que lhe vão resolver o problema o mais rápido possível.
Na minha opinião, clientes que querem uma alta disponibilidade da empresa de IT têm que optar por uma empresa PME, isto porque a PME vive para o cliente. Empresas grandes podem ter mais técnicos, mas as PMEs os técnicos são todos altamente motivados para a solução e não para o problema.