Em Setembro do ano passado relatei neste mesmo espaço de opinião a minha desagradável experiencia após não ter conseguido recuperar ficheiros que eu próprio apaguei do DropBox.
http://www.knowledgeinside.pt/noticiasnacloud/post/o-que-acontece-aos-ficheiros-que-apago-da-cloud.
Pois parece que não aprendi com o erro e desta vez relato uma nova traumática experiência na primeira pessoa desta vez com o Onedrive for Business.
O Onedrive for Business, destaca-se do normal Onedrive, por permitir 1TB de armazenamento por utilizador e vir incluído nos planos de Office 365 para a sua Empresa. Precisamente por estar incluído no Office 365 e a capacidade ser tão elevada, a sua popularidade tem vindo a aumentar e já são muitas as empresas que preconizam o seu uso junto dos utilizadores, nalguns casos até com migrações muito interessantes e bem-sucedidas de servidores de ficheiros para a Cloud.
Pois bem, eu sou um dos utilizadores possuidor de uma conta de Onedrive for Business, que sendo no meu caso um repositório secundário, acaba por ser um local onde vou colocando alguns documentos pois as funções de partilha são me bastante uteis e acabo por as utilizar com frequência para partilhar rapidamente informação com colegas da empresa, clientes e parceiros.
Em outubro do ano passado estive cerca de uma semana a trabalhar num documento interno de revisão da arquitetura de rede do datacenter do NIODO. Coloquei documento (um ficheiro Visio) no Onedrive e decidi que por lá o manteria até o mesmo passar de versão draft para versão final. Tudo perfeito. No final de outubro partilhei o ficheiro ainda em draft numa reunião de direção e com base na nova arquitetura proposta, decidimos fechar alguns investimentos em segurança e networking a executar ainda nesse ano, para implementação em 2016.
Os investimentos foram feitos e após alguns atrasos, originados por projetos que surgiram entretanto com maior carácter de urgência, em abril decidi finalizar o draft para dar o arranque a implementação.
Foi nesta altura que percebi que o ficheiro já não estava no Onedrive. Não sei o que aconteceu mas o ficheiro não estava onde o deixei. Estou certo de que não o apaguei, pelo menos de forma consciente. Interessante o facto de ainda ter o documento nos “documentos recentes” do Visio mas, claro, surge um erro ao tentar abrir.
O Onedrive tem um recycle bin, ao qual imediatamente recorri, mas o mesmo estava vazio, inclusive o “second stage” recycle bin (reservado a administradores) estava também vazio. Comecei a ficar preocupado. Pois se não estava no Recycle Bin onde estaria o documento? O faco de estar nos documentos recentes do Visio dava-me a garantia de qual era a localização original do documento e que não me tinha enganado no local.
Foi então que me dei conta do que podia ter acontecido: Eu já não tocava no ficheiro desde o final de outubro e o conteúdo do recycle bin do Onedrive for Business é apagado automaticamente após 90 dias.
Reforço que, pelo menos advertidamente, eu não apaguei o ficheiro, mas mesmo que o tivesse feito por engano, a menos que essa ação tivesse ocorrido após meados de Janeiro o mesmo já não estaria disponível para recuperação…
Esta minha linha de raciocínio foi simpaticamente comprovada pelo suporte técnico do Office 365 que me respondeu:
“…Falámos com o Sr Nuno e indicamos que só poderíamos recuperar o ficheiro caso ainda ele estivesse na recycle bin quando já não se encontra no sistema nos não conseguimos recuperar apenas conseguimos recuperar quando se encontram na recycle bin..”
Provavelmente uma situação pela qual todos já passámos e que facilmente se resolveria com um restore de um backup anterior à data da perda mas que neste caso se revelou uma tarefa impossível. Perdi de facto o ficheiro e a culpa foi minha, até porque o deveria ter gravado no NIODO Desktop.
De realçar a importância de assegurar uma solução de backup externa, caso a vossa organização não se satisfaça com o que o Onedrive oferece em termos de retenção.
Fico com este “doloroso” exemplo para poder por vezes apontar a mais-valia das soluções cloud NIODO. Não sendo solução para massas, a diferença está também na abordagem, no NIODO temos o que chamamos de 100% Cloud. No NIODO tudo, incluindo o desktop, reside numa cloud 100% operada pela KI com todo o suporte e backup à informação garantido. E sim, ainda usamos tapes.