Lumia 950

Publicado a 1/29/2016 por Knowledge Inside em Review
image

O novo equipamento da Microsoft está à venda em Portugal desde meados de Dezembro. Com especificações bastante atrativas e um preço significativamente abaixo dos topos de gama da Apple e Samsung este Lumia torna-se uma compra bastante apetecível.

O aspeto do telefone não desilude mas também não deslumbra. Estreito e com um peso aceitável, apesar de uma tampa traseira de plástico transmite uma sensação boa ao tato e dá-nos a entender que estamos com um equipamento de alta gama na mão. Esta tampa de plástico que pode ser removida, dá-nos acesso aos slots dos cartões SIM (dual-sim) e do cartão micro-SD, este último slot, muito bem-vindo e coisa rara em telefones como este que já conta com 32GB de memória interna.

O ecrã de 5.2 polegadas é dos melhores que já vimos em telefones e a máquina fotográfica é provavelmente a mais avançada que podemos encontrar num equipamento deste género. Aliás, há quem caracterize este Lumia 950 como uma máquina fotográfica que também faz chamadas. Falando de fotografia destacamos ainda que este Lumia mantém o já característico botão dedicado a disparar fotos na lateral do equipamento e o espetacular “living images” uma funcionalidade que dá vida às fotos pois faz automaticamente um pequeníssimo filme antes da foto ficar registada.

Utilizando o equipamento, este revela-se muito rápido e intuitivo tal como os seus irmãos mais velhos 930 e 830, adicionando todas as novidades que o Windows 10 traz, tais como o Windows Hello (desbloqueio pelo reconhecimento da iris) e o Continuum.
O Windows Hello cumpre com o esperado, se bem que em condições de baixa luminosidade e para pessoas com óculos, por vezes pede-nos para usar o PIN o que, para sermos sinceros, achamos em muitos casos mais conveniente.

Infelizmente não tivemos oportunidade de testar o Continuum, a funcionalidade de mais destaque deste equipamento, que permite através de uma docking station (oferecida com o 950XL) ligar o equipamento a um monitor e teclado e transformá-lo “quase” num PC. O Cortana que também é uma das bandeiras do novo OS, não está disponível ainda em Portugal.



O facto de este novo Lumia já vir com o Windows 10, acaba também por ser a maior crítica que lhe fazemos, pois mesmo depois de 3 atualizações de software e uma atualização de firmware, continuamos com alguns problemas de estabilidade, sincronização e de autonomia que apesar de não muito graves, pois são raros os crashes e a bateria dura “quase” um dia, acabam por se juntar ao problema mais sério que temos com esta unidade, a instabilidade das ligações Bluetooth que fazem por exemplo cair as chamadas telefónicas quando o mesmo está ligado ao sistema mãos livres do automóvel. Sabemos que este não é um caso isolado e por essa razão temos aguardado pacientemente que uma atualização resolva a questão, o que não se tem verificado e que nos vai levar a fazer uma tentativa de substituição do aparelho ao abrigo da garantia para verificar se o mesmo também acontece com a nova unidade.

De realçar que devido ao problema do Bluetooth já efetuamos diversos resets de fábrica e que a funcionalidade de backup e restore do telefone recorrendo ao Onedrive funciona bem e restaura o equipamento para o estado anterior na perfeição, incluindo as contas de email, contactos, calendário e aplicações.
Resolvidos os pequenos “grandes” problemas, principalmente os do Bluetooth, este é um equipamento que no seguimento do Lumia 930 faz sentido para quem procura um topo de gama a um preço de gama média e com um sistema operativo que na nossa opinião tem tudo para correr certo no futuro.

Especificações:

Processador: Hexa-core 1.8GHz Qualcomm Snapdragon 808
Ecrã: 5.2in - 2,560x1,440
Câmara traseira: 20 megapixels
Armazenamento: 32GB
Wireless data: 3G, 4G
Dimensões: 145x73x8.2mm
Peso: 150g

O que nós dizemos
Após utilizar anteriormente um Lumia 930, este 950 surge no meu caso como um sucessor natural. O facto de ser mais leve e fino e de ser possível colocar um cartão de memória são funcionalidades muito bem-vindas e que podem fazer a diferença. O telefone também é mais fácil de segurar e está naturalmente mais protegido devido à nova traseira de plástico. As fotos deslumbram como seria de esperar e a performance do telefone é bastante boa, se bem que não noto diferença para o 930 que já era bastante rápido. O bug do Bluetooth está-me a trazer graves problemas, ao ponto de pensar parar de o usar, pois impossibilita-me de fazer chamadas telefónicas no carro. A autonomia também está muito abaixo do que esperava para uma bateria de 3,000mAh.  
 

Comments