Microsoft apresenta nova plataforma para melhorar comunicação e bem-estar dos colaboradores

Publicado a 3/31/2021 por Knowledge Inside em Mercado
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A Microsoft lançou no mercado a Microsoft Viva, uma plataforma de Employee Experience que pretende inserir ferramentas de colaboração, formação, bem-estar e conhecimento no workflow profissional dos colaboradores. Com esta nova plataforma, a empresa pretende ajudar os colaboradores na adaptação às novas soluções de colaboração e produtividade presentes no Microsoft 365 e Microsoft Teams

Vem também dar resposta às recentes transformações do mercado de trabalho, impulsionadas pela pandemia do último ano, que levaram à procura e à necessidade de adaptação de um modelo híbrido e digital com o mínimo de perda de cultura corporativa. De acordo com a Microsoft e com analistas, os gastos anuais em plataformas de Employee Experience podem chegar aos 250 mil milhões de euros, o que abrange um leque variado de ferramentas na qual muitas não são utilizadas pelos colaboradores das empresas.

O Microsoft Viva baseia-se na força do Microsoft Teams e do Microsoft 365 para aliar a experiência profissional dos colaboradores em quatro áreas-chave – Relacionamento, Bem-Estar, Formação e Conhecimento. A solução está dividida por módulos, nomeadamente Viva Connections; Viva Insights; Viva Learning; e Viva Topics.

O Viva Connections cria um acesso personalizado ao espaço de trabalho digital dos colaboradores, onde têm acesso às comunicações e recursos internos, como políticas e benefícios, e que podem participar em comunidades, tudo numa única App customizável no Microsoft Teams. Por seu turno, o Viva Insights dá informação personalizada e acionável ao nível do colaborador, manager e líder. A experiência e os insights pessoais são apenas visíveis para o colaborador, ajudando-o a proteger o seu tempo, a fazer pausas, ter tempo de foco e formação, e até a ajudar a criar laços de equipa. Também importante é o Viva Learning, um módulo que agrega todos os recursos de aprendizagem num único local, incluindo conteúdos do LinkedIn Learning, Microsoft Learn, Skillsoft, Coursera, Pluralsight e edX, bem como a própria biblioteca de conteúdos da organização. Os utilizadores podem descobrir, partilhar, atribuir e acompanhar a ampla oferta de formação, desde cursos tradicionais até conteúdos de microlearning. Por fim, o Viva Topics, que entrega uma experiência de descoberta de conhecimento que ajuda as pessoas a encontrar informação e experts dentro da organização. Utilizando Inteligência Artificial em cima da informação do cliente residente no Microsoft 365, assim como integrando com outros serviços como ServiceNow e Salesforce, o Viva Topics envia automaticamente “cartões de tópicos” com conversações e documentos relacionados. Ao clicar num cartão, abre-se uma página sobre o tópico em questão, com documentos, conversas, vídeos e pessoas. Encontra-se já disponível com add-on nos planos comerciais do Microsoft 365.

Esta plataforma também vai ser apoiada por uma rede global de parceiros de serviços, onde está a Accenture, a PwC e a EY, que ajudarão os clientes a otimizar os investimentos existentes em employee experience, juntando-os à plataforma Microsoft Viva.

O que nós dizemos

A pandemia veio alterar o modus operandi de praticamente todas as empresas, o que mexe com uma área que tinha vindo a ser alvo de grandes investimentos nos últimos tempos - Employer Branding e Employer Experience.
Agora, mais que nunca, com o cenário mais que provável de o futuro reservar um modelo de trabalho híbrido, é necessário intensificar a aposta no bem-estar dos colaboradores e da cultura empresarial. A Microsoft teve a visão e a rapidez para apresentar uma solução neste campo ainda dentro de um cenário pandémico. É sem dúvida um acréscimo muito bem-vindo ao portfólio de soluções e que, bem utilizada, trará vantagens significativas para as empresas.

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