Depois de alguns meses numa versão preview, a Microsoft disponibilizou no passado dia 16 de Dezembro a nova versão do cliente de sincronização do Onedrive for Business.
Tal como referimos no review de Novembro (http://www.knowledgeinside.pt/noticiasnacloud/post/novo-onedrive-for-business), as principais prioridades da marca para este lançamento foram: melhorar a fiabilidade e desempenho, o fornecimento de novas capacidades, tais como sincronização seletiva, o suporte para ficheiros até 10Gb de tamanho e a remoção do limite de sincronização de 20.000 ficheiros. Outra boa novidade é a remoção do limite de 1Tb de espaço para os clientes que tenham um plano Enterprise (E3,E4 e E5) Governo ou de Educação. Estes clientes terão a sua quota aumentada automaticamente para 5Tb por utilizador até ao final de Março de 2016. Caso desejem mais espaço bastará contatar o suporte da Microsoft.
O Onedrive for Business Next Generation Sync Client está disponível para Windows 7, 8 e 10 (o suporte para o Windows 8.1 será adicionado no primeiro trimestre de 2016) e Mac OS X 10.9 e posteriores.
Com este primeiro lançamento, o Next Generation Sync Client suporta apenas a sincronização de documentos do Onedrive for Business, a sincronização de bibliotecas de sharepoint será suportada em futuras versões do cliente.
A Microsoft está também a trabalhar noutras características essenciais, incluindo a integração do Office para apoiar a coautoria de documentos e cenários de partilha (previsto para meados de 2016), bem como uma experiência mais transparente para os utilizadores que estão a migrar do atual cliente de sincronização.
Funcionalidade existente desde Setembro nos dispositivos com Android, a app para iOS permite agora o armazenamento offline, bastando para isto selecionar os documentos que pretende que fiquem disponíveis quando não tem internet. Os utilizadores do Windows 10 Mobile terão que esperar para meados de 2016 para terem esta funcionalidade no seu dispositivo. Contudo o novo cliente para o Windows 10 Mobile sofreu várias melhorias e oferece todas as capacidades essenciais para visualizar, editar, apagar, partilhar e enviar documentos, tanto no cliente de Onedrive como no Onedrive for Business.
Por fim, o Office Lens para iOS suporta agora o upload do conteúdo diretamente para o Onedrive for Business. O Office Lens é essencialmente um scanner móvel que permite que o utilizador tire fotografias de vários tipos de informação (documentos impressos, cartões de visita, recibos de despesas, etc) e que pode recortar automaticamente e tornar mais legíveis os documentos digitalizados.
O que nós dizemos
As atualizações do Onedrive for Business permitirão rentabilizar recursos, otimizar os processos, facilitar a comunicação e melhorar os resultados das empresas e organizações.
Será, certamente, uma mais-valia no funcionamento diário das empresas. Vem também potenciar a mobilidade dos utilizadores com um funcionamento melhorado a nível dos dispositivos móveis. A falta de suporte no Windows 8.1 bem como a impossibilidade de sincronizar bibliotecas do sharepoint são os pontos negativos deste cliente, pelo que aguardamos com alguma ansiedade as atualizações previstas para 2016.
|