A nova suite da multinacional americana promete responder aos desafios impostos pelas novas formas de trabalhar dos dias de hoje.
Acabou a espera. A Microsoft apresentou o Office 2016 e deu finalmente início ao período de comercialização da nova versão da popular suite de ferramentas de produtividade que é de todos bem conhecida. Como a Knowledge Inside já deu a conhecer em anteriores Notícias do Mercado, a Microsoft redesenhou o Office para que este possa responder às exigências dos utilizadores e sobretudo à forma como se alteraram os hábitos diários e os processos nas empresas e em nossas casas. Como referiu o próprio Satya Nadella, CEO da multinacional americana, «a forma como as pessoas trabalham mudou drasticamente e é por essa razão que a Microsoft está focada em reinventar a produtividade e os processos de negócio» num mundo em que o mobile e a cloud assumem cada vez maior preponderância.
Face ao que eram as tradicionais suites de Office mais antigas, nunca foi tão clara a distinção e a separação tecnológica entre o que era um conjunto de aplicações de produtividade para instalar em computadores e o que passa a ser um grupo de apps de produtividade individual focadas numa configuração conectada de aplicações e serviços desenhados para o trabalho colaborativo e coletivo, como acontece com o Office 2016.
A nova suite conta com novas versões do Word, PowerPoint, Excel, Outlook, OneNote, Project, Visio e Access. Os utilizadores do Office 365 podem contar já com as novidades do Office 2016, e podem atualizar as aplicações e beneficiar de um amplo conjunto de serviços comerciais, como sejam o armazenamento na cloud com o OneDrive, o Skype for Business, o Yammer e funcionalidades avançadas de segurança em ambientes empresariais.
O Office 2016 disponibiliza o Outlook 2016 com a caixa de recepção de e-mails mais inteligente de sempre, que permite uma procura rápida e eliminação automática de mensagens de baixa prioridade. Todos os destinatários podem ainda aceder a documentos com anexos baseados na nuvem, entre outras funcionalidades. O Excel 2016 inclui agora publicação integrada com business Intelligence e mais tipos de gráficos para ajudar a maximizar o uso de dados. Além disso, a lista de documentos recentemente usados permite que o utilizador continue a trabalhar onde quer que esteja e independentemente do dispositivo, quer esteja a trabalhar no Office Online, nas aplicações do Office Mobile ou nas aplicações do Office 2016.
Para as empresas, a nova suíte apresenta segurança reforçada, com prevenção para a perda de dados em programas como o Word, PowerPoint, Excel e Outlook, ou a autenticação multifactor para acesso seguro ao conteúdo quando o utilizador está fora da rede da empresa.
O Offcie 2016 está disponível em 40 idiomas diferentes e pode ser instalado em computadores com o Windows 7 ou superior.
O que nós dizemos
Depois de muita expectativa e de algum tempo de espera, o Office 2016 traduz uma nova abordagem ao mercado, uma resposta aos desafios que este impõe e assume-se sobretudo como uma suite de produtividade concebida para novas formas de trabalho, assente numa abordagem colaborativa e multi-dispositivo. Funcionalidades melhores e mais avançadas, suporte para novas tecnologias de prevenção contra perda de dados e acesso seguro e integração total com o sistema operativo são apenas mais alguns argumentos para a aposta no pacote de aplicações que vai ajudar os utilizadores domésticos e as empresas a dinamizarem processos e a serem mais produtivos nos próximos anos.
|