O Office Mix é uma ferramenta que transforma as apresentações Powerpoint, tornando-as interativas com quem as visualiza. Permite adicionar, entre outras coisas, vídeo, áudio, capturas de ecrã, questionários e outras apps.
Neste novo menu, surgem algumas opções que permitem tornar a apresentação mais interativa. A opção porventura mais utilizada é a “Record”. Permite gravar vídeo, áudio ou fazer anotações no slide selecionado. Desta forma quando o slide for visualizado, ficará também disponível conteúdo áudio ou vídeo, podendo disponibilizar uma explicação mais detalhada ou uma informação que de outra forma poderia ser mais difícil de realçar.
Outra opção disponível é o “Screen Recording” que pode ser utilizada para mostrar, por exemplo, quais os passos a dar para a configuração de um software ou como utilizar alguma funcionalidade no computador. Estas opções não são propriamente uma novidade mas a facilidade com que podem ser acedidas sem sair do Powerpoint ou usar outro software, tornam a preparação da apresentação mais rápida.
Também é possível adicionar um ficheiro de vídeo ou de áudio à apresentação, bem como inserir o screenshot de uma das janelas abertas ou através de uma ferramenta de recorte de ecrã.
A opção “Quizzes/Videos Apps” disponibiliza várias aplicações que podem ser integradas na apresentação e utilizadas interactivamente pelo utilizador. A criação de questionários ou temas a votação é extremamente simples. Pode criar questionários de resposta única, múltipla e verdadeiro / falso. Se o questionário tiver uma componente de teste de conhecimento, pode dar a oportunidade de o utilizador responder novamente à pergunta no caso de não ter respondido de forma acertada. O número de tentativas pode ser ilimitado ou pode-se configurar um limite para o número de respostas erradas. Esta funcionalidade, quando aplicada à área da Educação, tem um potencial enorme podendo servir para dar aulas interativas com testes no final da apresentação. A informação poderá ser recolhida e analisada através de uma opção “Analytics” que está à disposição do autor da apresentação no portal do Office Mix.
Depois de terminada a apresentação, deve-se efetuar o upload para o Office Mix. Para poder fazer o upload terá de fazer o Sign In através de uma conta Microsoft, Office 365, Facebook ou Google. Após o upload feito e publicado, é disponibilizado o link que poderá ser partilhado de forma limitada (apenas para certos utilizadores) ou ilimitada.
O autor da apresentação, através da Opção “Analytics” disponível no portal do Office Mix” poderá ver algumas informações sobre a sua apresentação. Por exemplo saber, por slide, qual o número de visitantes, visualizações, tempo gasto em cada slide, etc. Também se pode obter dados sobre as respostas aos questionários ou votações, sabendo em detalhe as respostas de cada utilizador.
Por fim, para partilhar a informação, além do acesso direto ao link disponibilizado pelo Office Mix, pode também ser convertido em vídeo para ser visualizado, perdendo-se neste caso a interatividade.
O que nós dizemos
Esta talvez seja uma ferramenta muito mais focada para o mercado de Educação, permitindo aos professores criarem aulas ou explicações interativas com os seus alunos. No entanto o mercado Empresarial poderá também tirar grande proveito deste add-in, possibilitando a criação de apresentações dinâmicas, com acesso às funcionalidades atrás descritas. Podendo assemelhar-se à criação de um vídeo, permite uma dinâmica muito maior e alterações muito simples. Por exemplo, será fácil alterar um slide no meio da apresentação sem ter de refazer toda a apresentação. As apresentações em Powerpoint disponibilizadas online ou enviadas por e-mail poderão a partir de agora conhecer uma nova era!
|