Problem Solver #5 – Banco de Imagens

Publicado a 1/31/2022 por Knowledge Inside em Review
image

Problem Solver é uma nova abordagem que a KI tem vindo a apostar em parceria com os seus clientes. Trata-se de resolver pequenos problemas e obter grandes ganhos de forma pragmática, de preferência recorrendo a tecnologia já existente na empresa.

Nesta rúbrica especial do espaço “Review”, partilhamos de forma periódica alguns casos de desafios que nos foram apresentados e da forma como os mesmos foram resolvidos, esperando assim servir de inspiração para os nossos seguidores.

Banco de Imagens

Para algumas organizações e/ou departamentos, que tratem no seu dia a dia com grandes volumes de imagens, como é exemplo a área do Marketing, o processo de arquivo, classificação e pesquisa das mesmas pode apresentar-se como um grande desafio.

Consegui-lo de uma forma user-friendly, automatizada e recorrendo a ferramentas bem conhecidas dos utilizadores e de preferência que já possuíssem, foi o desafio que nos foi lançado pelo departamento de Marketing de um Cliente que oferece soluções em artigos para o lar.

A solução:

Para o efeito começamos por criar um site e uma biblioteca de documentos no SharePoint Online para alojar uma coleção pesquisável das imagens dos produtos do Cliente.

As imagens após serem introduzidas, classificadas e arrumadas de acordo com critérios internos, são alvo de uma automatização no Power Automate que irá extrair a resolução das imagens e outros dados EXIF (Exchangeable image file format) relevantes que serão colocados em colunas indexadas.

Para a automatização do processo de arquivo das imagens, para a biblioteca de documentos no Sharepoint Online, criámos um flow utilizando o Power Automate que de uma forma muito simples, processa e copia todos os ficheiros que são colocados numa biblioteca de ficheiros usada para o upload das imagens. Esta biblioteca pode estar sincronizada com o pc do utilizador para facilitar o processo de upload.

Obedecendo a requisitos pré-definidos para a nomenclatura dos ficheiros, neste primeiro passo, as imagens são copiadas para a biblioteca de documentos, classificadas quanto à família a que pertencem e por fim removidas da pasta de upload.

Para a segunda fase do processo, foi criado um novo flow que vai processar todas as imagens copiadas para a biblioteca de documentos e classificá-las, quanto a campos como são exemplo, o código de produto, a descrição, sistema de cor, resolução, etc. A classificação das imagens é efetuada após concluídas todas as iterações do flow, fazendo uso da nomenclatura do ficheiro, que como já foi referido anteriormente obedece a um critério pré-definido, e de algumas propriedades da imagem (como são exemplo o colorspace e a unidade de resolução).

Uma vez processadas, as imagens serão passiveis de pesquisa, filtragem e consulta das suas propriedades bastando ao utilizador aceder ao site de Sharepoint Online e fazer uso das ferramentas que tão bem conhece.

Opcionalmente as imagens poderão ser também submetidas ao Computer Vision do Azure Cognitive Services de forma a extrair a descrição e cores, que serão colocadas em keywords pesquisáveis, algo que neste projeto não foi necessário.

Tecnologias relevantes para o projecto

• Microsoft Sharepoint Online
• Microsoft Power Automate

Uma subscrição de um plano Microsoft 365 Business contém toda a tecnologia utilizada.

O que nós dizemos

Podemos dizer com alguma segurança que o Office 365 faz hoje parte do portfólio de soluções de grande parte das Organizações a nível mundial, dando a estas acesso a um manancial de aplicações e ferramentas que lhes permitirão potenciar e otimizar processos, com um rácio custo benefício considerável. A possibilidade de colocar ao alcance do utilizador não técnico, ferramentas que permitem a automatização de workflows entre aplicações e outros serviços, e a criação de aplicações ditas low-code, é o nível de poder que entrega uma ferramenta como o Power Automate e a Cloud da Microsoft. Cabe-nos a nós KI como parceiro tecnológico dos nossos Clientes auxiliá-los, e potenciar o uso destas ferramentas que muitas das vezes já possuem.

Comments