Nesta rúbrica especial do espaço “Review”, partilhamos de forma periódica alguns casos de desafios que nos foram apresentados e da forma como os mesmos foram resolvidos, esperando assim servir de inspiração para os nossos seguidores.
Descrição do Problema: Monitorização NIODO Desktop
A experiência de utilização de um sistema é o melhor indicador de performance que podemos recolher acerca de um desktop virtual. Podemos ter todas as métricas de performance de um sistema operativo, tais como utilização de CPU, latência de rede, utilização de memória e de disco, mas se a experiência de utilização não for boa, então o sistema não está a cumprir. É para nós um objetivo conseguir, apesar de todas as métricas recolhidas, perceber se da ótica do utilizador o sistema está a experienciar um acesso rápido e responsivo ao serviço e assim tentar agir proativamente antes mesmo de chegar um pedido ao Helpdesk.
A solução:
Centrado no objetivo de medir a real experiência do utilizador. A solução seria um automatismo que simulasse o acesso de um utilizador real ao desktop virtual com a respetiva recolha métricas do tempo que demora cada operação. (Acesso / Login / Abertura de aplicação).
Foi então criado este automatismo que como que um robot, percorre de forma continua e sistemática todos os virtual desktops efetuando as tarefas “Acesso -> Login -> Abertura de aplicação -> Logoff “.
Em cada um dos pontos é registado o tempo em segundos e os dados são guardados numa lista de sharepoint que serve de dashboard de monitorização.
Para além do dashboard, no caso de uma falha total no acesso a um dos desktops virtuais ou uma lentidão inaceitável, são despoletados alertas por Teams ou SMS (consoante o incidente seja em horario laboral ou não).
O sistema de envio de alertas foi desenvolvido recorrendo a um conjunto de flows no power automate.
Tecnologias relevantes para o projeto:
- Microsoft Sharepoint Online
- Microsoft Power Automate
- Microsoft Powershell
- Chrome Driver – Ferramenta de automatismo da Google.
- Uma subscrição de um plano Microsoft 365 Business que contém toda a tecnologia utilizada.
O que nós dizemos
Este é mais um excelente exemplo de como com recurso a tecnologias já existentes e disponíveis na organização conseguimos criar soluções de suporte e até críticas para o negócio.
O Powershell, Microsoft Flow e Office 365 fazem hoje parte do portfólio de soluções de grande parte das empresas a nível mundial. Dando assim acesso a uma ampla gama de aplicações e ferramentas que lhes permitem potenciar e otimizar processos, com um rácio custo benefício considerável.
A possibilidade de colocar ao alcance do utilizador não técnico, ferramentas que permitem a automatização de workflows entre aplicações e outros serviços, e a criação de aplicações ditas low-code. Power Automate, Powershell e a Cloud da Microsoft são ferramentas que entregam esse nível de poder.
Cabe-nos a nós, KI, como parceiro tecnológico dos nossos Clientes potenciar o uso destas tecnologias, inspirando-os e auxiliando neste percurso de modernização e digitalização.