Na nossa busca interminável por mais e melhores soluções de migração de ficheiros para a Cloud, e que se ajustem aos desafios que nos são apresentados diariamente nos nossos projetos, deparamo-nos com um programa a que os seus utilizadores intitularam de “o canivete suíço do armazenamento na nuvem”.
Esta analogia parte da versatilidade que esta aplicação disponibiliza no suporte a mais de 40 produtos cloud estando ainda disponível para Windows, macOS, Linux, FreeBSD e muitos mais. Apesar de ser uma aplicação sem GUI e executada apenas por linha de comando é Open Source.
Tecnicamente, os recursos disponibilizados são muitos e que vão desde a copia de ficheiros, sincronização de diretórios num sentido, mover ficheiros apagando os de raiz depois de verificar a devida copia no destino, verificações de consistência entre diretórios, montar arquivos na nuvem como network drives, enfim a lista é longa.
Cenários como a migração ou sincronização de ficheiros entre um file server, o Onedrive, o Google Drive ou Dropbox são todos cenários suportados.
Além de todas as possibilidades acima descritas o RClone trata todos os seus dados da forma mais correta, garantindo sempre que timestamps são preservados e se encontra tudo consistente no final do processo.
Tem ainda opções como limitação de Bandwidth, utilização de ligações intermitentes ou sujeitas a quotas de utilização, possibilitando resumir os trabalhos onde ficou. Quando possível tenta fazer as transferências entre plataformas cloud sem utilização de recursos locais.
O RClone não pode ser considerado um concorrente de plataformas como Bittitan ou Mover.io dado que apenas endereça a questão dos ficheiros, mas devido à sua versatilidade, pode em muitos casos de migração ser um complemento ou alternativa, estando apenas dependente da sua correta configuração.
A documentação extensa e muito detalhada ajuda em todo o processo de configuração, mas a verdade é que esta ferramenta é para utilizadores avançados.
Não querendo desencorajar o seu uso, está já em fase experimental uma GUI através de Web interface que, quem sabe em breve, poderá simplificar a utilização desta ferramenta.
O que nós dizemos
Olhamos para o RClone como uma base que pode ser trabalhada e adaptada às nossas necessidades e que nos permite superar algumas das limitações que plataformas de migração mais “mainstream” têm.
Com isto conseguimos oferecer as mais variadas soluções de migração de dados independentemente da plataforma que o nosso cliente estiver a utilizar.
Tendo em conta a comunidade de suporte muito ativa e inovadora, as possibilidades para esta ferramenta são imensas.
Quem sabe se para a Knowledgeinside não nos poderá vir a ser muito útil para algumas soluções de negócio como, por exemplo, integrações com a automação que nos é disponibilizada pelo Azure.
|