Na Review deste mês vamos focar-nos numa solução ainda em preview e que faz parte da solução de Mobile Device Management (MDM) da Microsoft, o Endpoint Manager, também conhecido como Intune.
Em específico vamos analisar o Surface Management Portal, uma solução eventualmente de nicho que que pode revelar-se útil para muitas empresas onde os equipamentos Surface já fazem parte do dia a dia.
Este portal constitui uma solução centralizada para gerir e monitorizar todos os equipamentos Surface da organização, permitindo assim aperceber-nos de determinados problemas e evitar que resultem em pedidos de assistência ao helpdesk. Facilmente temos acesso à conformidade dos dispositivos, pedidos de suporte relacionados e o estado da garantia dos mesmos.
Em termos de monitorização, permite-nos ter facilmente te acesso a dados como o estado de conformidade dos dispositivos, a quantidade de armazenamento disponível, se se encontram encriptados os dispositivos e qual a versão de sistema operativo atualmente instalada.
No que toca ao estado da garantia, o portal permite-nos aceder às seguintes informações:
• Dispositivos dentro do período de garantia
• Dispositivos com a garantia a expirar
• Dispositivos fora de garantia
• Dispositivos elegíveis para coberturas adicionais
Em termos de tickets de suporte, permite-nos ter uma plataforma centralizada onde podemos gerir o estado dos mesmos:
O portal permite efetuar a gestão dos seguintes equipamentos Surface:
• Surface Book
• Surface Laptop Go
• Surface Hub
• Surface Pro
• Surface Laptop
• Surface Duo
• Surface Laptop Studio
• Surface Go
• Surface Pro X
O que nós dizemos
É sempre com agrado que vemos novos produtos/funcionalidades serem acrescentadas à oferta de soluções do Microsoft 365. Embora o Surface Management Portal não seja pela sua natureza uma solução tão abrangente quanto outras do ecossistema Microsoft, não deixa de ter a sua utilidade na gestão de uma gama de equipamentos cuja popularidade tem vindo a crescer nestes últimos anos.
|