Se tivéssemos que eleger qual a ferramenta mais utilizada por qualquer pessoa ligada ao ramo informático, desde o técnico informático ao administrador de sistemas, o Windows Task Manager estaria, seguramente, no top 10. Para muitos, no Top 3. Para outros ainda, seria mesmo a número 1.
Sempre que queremos tentar perceber a causa de falta de recursos numa máquina, é normalmente a primeira ferramenta a que recorremos.
No entanto, num ambiente virtualizado Hyper-V, esta ferramenta não tem a mesma utilidade, uma vez que, não consegue quantificar os recursos que cada VM está a utilizar.
E é aí que entra o
Veeam Task Manager for Hyper-V. Não sendo propriamente uma novidade (já estava disponível como uma funcionalidade do Veeam Management Pack v7 for System Center), passa agora a estar disponível numa versão stand-alone…e gratuita.
Instalação
Disponível como um pacote de Microsoft Installer (MSI), pode ser feita a sua implementação usando as típicas ferramentas de implantação de software, ou até através de group policies.
Pode também ser usada como uma ferramenta portátil, bastando para isso copiar o conteúdo da pasta de instalação para uma pen USB e usá-la depois na máquina em que quisermos.
Utilização
O Veeam Task Manager pode ser executado no próprio host Hyper-V ou em modo consola, numa outra máquina que tenha acesso ao mesmo. Caso seja executado no host, a conta tem de ter privilégios de administrador local da máquina. Em modo consola, é necessário usar uma conta que seja membro do grupo Performance Log Users.
A sua utilização é do mais simples possível. No lado esquerdo da janela temos uma listagem das máquinas virtuais (VMs) do host Hyper-V em questão, bem como as especificações do mesmo (número de cores, frequência dos mesmos e memória física). Do lado direito temos dois gráficos, que para a máquina virtual selecionada, nos apresentam os recursos de CPU (%) e memória (%) do host utilizados pela mesma. Por cima dos gráficos estão especificados os recursos alocados à máquina virtual em questão (vCPUs e memória alocada). Seriam também interessantes gráficos sobre a atividade de disco e rede, mas sendo uma ferramenta grátis, é natural que existam algumas limitações. De notar que as VMs que se encontrem desligadas, não são listadas no Veeam Task Manager.
|
Configuração
A única configuração presente no programa é da frequência de amostragem. Por defeito, a opção selecionada é a High, em que os gráficos são atualizada a cada 3s e cobrem um período de tempo de 60s. Também disponíveis estão a Normal (9s/280s) e a Low (15s/300s).
|
Conclusão
Trata-se de uma ferramenta de monitorização de utilização simples, que consome poucos recursos e que permite ser executada no host ou remotamente. A isto tudo acresce o facto de ser grátis, tornando-se bastante fácil a sua recomendação.
Como aspetos a serem melhorados, convém salientar que apenas suporta duas versões de hosts Hyper-V (2012 e 2012 R2) e apenas monitoriza 2 parâmetros. Seriam também úteis gráficos para a utilização de disco (leitura/escrita) e utilização da rede (up/down), mas aí o custo da ferramenta seria provavelmente outro.
O que nós dizemos Esta simples mas útil ferramenta de monitorização vai com certeza ajudar a desmistificar a ideia que ao analisarmos o Task Manager do host físico estamos a monitorizar a utilização de CPU total da máquina. Na realidade, temos apenas acesso à utilização de CPU da parent partition, e não do host, algo que o Veeam Task Manager permite monitorizar de forma simples e acessível.
Da minha parte posso adiantar, que esta será sem dúvida, uma ferramenta indispensável em qualquer host Hyper-V que venha a configurar ou monitorizar.
|