No How To deste mês iremos demonstrar as principais melhorias efetuadas pela Microsoft para o Message Trace, que entraram recentemente em public preview.
O Message Trace é, sem dúvida, um dos principais menus que qualquer administrador 365 utiliza no dia a dia para efeitos de troubleshooting de mensagens recebidas ou enviadas de uma organização.
Ao entrarmos, somos imediatamente confrontados com a seguinte mensagem, que informa que o novo Message Trace já se encontra ativo por efeito:
Para aqueles que prefiram continuar a usar a versão antiga do Message Trace, essa opção está disponível assim que abrimos uma nova pesquisa:
Existem 2 tipos de relatórios que podemos obter através do Message Trace, os que são em tempo real e cujos resultados são imediatamente apresentados no portal do 365 e os que requerem uma exportação para CSV.
Abaixo deixamos uma pequena tabela comparativa nas melhorias efetuadas:
Message Trace anterior
|
Message Trace novo (em public preview)
|
Relatórios em tempo real apenas até aos últimos 10 dias da data em que a pesquisa foi realizada.
|
Relatórios em tempo real de qualquer período de 10 dias, num intervalo máximo de 90 dias anteriores à data em que a pesquisa foi realizada.
|
Exportação para CSV de relatórios mais detalhados até 30 dias antes à data da pesquisa.
|
Exportação para CSV de relatórios mais detalhados até 90 dias antes à data da pesquisa.
|
Outras melhorias incluem:
1. Colunas Personalizadas – Podemos escolher quais as que queremos visíveis até adicionar novas, conforme a imagem abaixo:
2. Filtros – Podemos aplicar filtros aos resultados da nossa pesquisa atual (os quais podem ser gravados para uso futuro), para o remetente, destinatário, assunto do e-mail e estado da mensagem (i.e Quarentena):
3. Fuso horário – Com o novo Message Trace, os timestamps dos resultados ajustam automaticamente consoante as definições de região da conta admin usada, para melhor claridade na informação.
A título de exemplo, se quisesse verificar todos os e-mails que recebi entre os dias 10/12/2024 e 12/12/2024, faria a pesquisa da seguinte forma:
Com o novo Message Trace, obtenho os resultados em tempo real e diretamente no portal, algo que no passado já teria de exportar para .CSV, tornando todo o processo mais simples. Se precisasse de um período superior a 10 dias, apareceria o seguinte aviso e seria necessário exportar para CSV:
Por fim, estas melhorias não se limitam apenas ao portal, estando também disponíveis ao nível dos cmdlets Powershell.