Microsoft 365 Copilot: O cliente no controlo, a IA como copiloto

Publicado a 3/31/2023 por Knowledge Inside em Mercado
image

A inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como as empresas operam em diversos setores e indústrias. Desde a automação de processos até à tomada de decisões baseadas em dados, a IA tem desempenhado um papel fundamental no aumento da eficiência e na criação de novas oportunidades de negócio.

Atenta a esta realidade, a Microsoft anunciou recentemente o Dynamics 365 Copilot, apresentado pela empresa norte-americana como o primeiro copiloto de IA em CRM e ERP a trazer a inteligência artificial de última geração para todas as linhas de negócio. Agora, o Copilot ganhou um novo dinamismo ao chegar a todas as aplicações de produtividade da Microsoft.

Assim, e combinando o poder dos grandes modelos de linguagem (LLM) com os dados nas aplicações Microsoft 365 para transformar conteúdo textual nas ferramentas de produtividade, a nova ferramenta já está disponível através de duas formas no Microsoft 365. Primeiro, estando incorporado nas aplicações que milhões de pessoas utilizam diariamente, desde o Word, ao Excel, passando pelo PowerPoint, Outlook, o Teams ou o Power Platform. Depois, através do Business Chat, uma nova experiência que utiliza dados do calendário, e-mails, chats, documentos, reuniões e contactos para gerar alertas e atualizações de estado com base nas atividades diárias dos utilizadores.

“A Microsoft está a aplicar o poder da inteligência artificial de nova geração à produtividade”, referiu Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. “Com o nosso novo copiloto para o trabalho, damos às pessoas mais autonomia e tornamos a tecnologia mais acessível através de uma interface universal: a linguagem natural”, acrescentou. Mais do que uma forma de melhor fazer as mesmas coisas, a solução é descrita como “uma maneira totalmente nova de trabalhar”.

Uma nova forma de usar IA


Basicamente, descreve a Microsoft, o Copilot mudará a forma como as pessoas utilizam a IA e vice-versa. A ferramenta cria um modelo de conhecimento para cada organização e sugestões personalizadas para cada utilizador, com base nas tarefas e interações anteriores. No Word, a ferramenta disponibiliza um primeiro rascunho para editar e rever, permitindo ao utilizador poupar horas de escrita e tempo de edição. Já no PowerPoint, pode ajudar a criar apresentações dinâmicas através de comandos de linguagem natural, sugerindo conteúdo relevante a partir de documentos. No Excel, pode apoiar na análise de tendências e criação de visualizações de dados com um visual profissional em segundos.

Mas há mais: segundo a empresa liderada por Satya Nadella, o Microsoft 365 Copilot ajuda a aliviar carga de trabalho, ao permitir, por exemplo, o resumo de longos tópicos de e-mail ou mesmo a redação de sugestões de resposta. “No Outlook, apoia na limpeza da caixa de entrada em minutos; no Teams, resume os principais pontos de discussão a partir da transcrição das chamadas e sugere pontos de atuação, em tempo real durante uma reunião e, no Power Platform, ajuda a automatizar tarefas repetitivas, criar chatbots e passar da criação à implementação mais rapidamente”.

O que nós dizemos

Numa altura em que o uso da Inteligência Artificial começa a ser transversal a toda a organização, acreditamos que trazer o poder deste conceito para ferramentas que fazem parte das nossas tarefas do dia-a-dia, como a suite de produtividade da Microsoft, é fundamental para perceber os ganhos de produtividade, eficiência e diminuição do erro que a IA nos pode aportar. Desta forma, a Inteligência Artificial começa, dentro das empresas, a ser usada não apenas na análise de dados e no processo criativo e operacional das várias áreas da empresa, mas por toda a cadeia de valor empresarial, incluindo as operações do dia-a-dia de cada uma das pessoas.

Comments