A review deste mês vai incidir sobre o Microsoft PC Manager, um software que permite gerir e otimizar o desempenho do seu computador, oferecendo recursos como limpeza de disco, remoção de vírus e malware, entre outros. Nesta review, vamos analisar as principais funcionalidades do programa, bem como o seu interface e funcionalidades.
Interface
O programa possui uma interface simples e intuitiva, que facilita o acesso às diferentes ferramentas. O menu principal está dividido em quatro categorias: proteção, armazenamento, apps e caixa de ferramentas (toolbox). Cada categoria contém subcategorias que mostram as opções disponíveis. O programa também mostra o estado do seu computador, indicando se há algum problema ou se está tudo a funcionar corretamente.
Funcionalidade
O Microsoft PC Manager cumpre o que promete, oferecendo uma variedade de recursos que irão otimizar o desempenho do seu computador. As ferramentas são fáceis de usar e podem ter um efeito percetível na velocidade, na estabilidade e na capacidade de resposta do sistema. As funcionalidades principais são as seguintes:
- Health Check: limpa ficheiros temporários, caches de browser, logs entre outros. Também indica que aplicações arrancam com o sistema operativo.
- Process management: indica quais os processos ativos, RAM em uso e permite finalizar os mesmos.
- Deep Cleanup: faz uma análise mais profunda ao sistema em busca de ficheiros que possam ser apagados para libertar espaço.
- Startup apps: permite ativar ou desativar aplicações que arrancam com o sistema operativo.
- PC boost: limpa o sistema para libertar espaço em disco e em memória.
Segurança
O programa também se destaca pela segurança, pois conta com um antivírus e um antimalware integrados, que protegem o seu computador de ameaças externas.
O que nós dizemos
O Microsoft PC Manager, é mais que uma ferramenta para profissionais, é um software direcionado aos utilizadores finais que lhes permite não só otimizar o seu sistema, como manter o mesmo seguro. Embora não tenha particular relevância para um ambiente profissional, é sempre uma boa notícia a Microsoft lançar este tipo de aplicações para os utilizadores finais, já que a sua utilização só se pode traduzir em melhorias dos sistemas dos mesmos, até porque evita que usem aplicações menos fidedignas para o mesmo efeito.