Muito já foi dito e escrito sobre a aplicação Microsoft Teams, e da nossa parte, quase tudo elogios. Desde o facto que nos permite agregar várias plataformas de trabalho numa só, às melhorias de performance introduzidas com a nova versão, tornou-se muito provavelmente na principal ferramenta de colaboração a nível mundial.
No entanto, se sempre houve algo que parecia ficar aquém das restantes funcionalidades, diria que a secção dos ‘Files’ seria uma ótima candidata para essa descrição. A não ser para aceder ao download de um ficheiro mais rapidamente, poucas vezes me recordo de utilizar essa secção.
Ciente deste facto, a Microsoft recriou completamente esta secção e renomeou-a de ‘OneDrive app for Microsoft Teams’. A ideia principal é providenciar ao utilizador uma experiência consistente no que toca a gestão de ficheiros por todo o ecossistema do Microsoft 365. Esta nova app já possui os últimos melhoramentos relativos às bibliotecas de OneDrive e SharePoint, providenciando melhor performance e novas funcionalidades.
Esta nova app já aparece por defeito nos novos clientes e no cliente clássico será introduzida no início de 2024, embora nesse cliente o nome continue a ser 'Files'. Os clientes móveismbi ainda não têm esta atualização.
A nova app vai agregar todos os ficheiros, Loops e dashboards que tenhamos acesso, independentemente de onde residam no Microsoft 365, possibilitando assim o acesso a conteúdo alojado e criado noutros locais do Microsoft 365 sem sair do Microsoft Teams.
A aplicação está organizada da seguinte forma:
- Home – Onde se pode encontrar os ficheiros mais recentes bem como outro conteúdo alojado no Microsoft 365, independentemente da sua localização.
- My files – Para aceder rapidamente ao conteúdo do nosso OneDrive.
- Shared – Esta vista mostra todo e qualquer ficheiro que tenha sido partilhado connosco, seja num chat, canal, reunião ou email.
- Recycle Bin – Sem sair do Teams podemos aceder e restaurar ficheiros eliminados anteriormente.
- People – Esta vista organiza o conteúdo pelas pessoas com quem temos colaborado.
Com a introdução destas novas capacidades, perdeu-se, no entanto, uma, a integração de outros fornecedores de cloud storage nesta secção. Ainda assim, essa funcionalidade continua a existir, mas obriga a instalação de apps desses fornecedores dentro do Teams.
O que nós dizemos
Qualquer melhoramento que introduzam no Microsoft Teams é sempre bem-vindo, uma vez que na KI esta é a nossa ferramenta principal de trabalho, seja em termos de comunicação, seja em termos de produtividade.
Se é verdade que esta não é uma alteração fundamental no Teams, é também verdade que a Microsoft tentou dinamizar e adicionar funcionalidades úteis a uma das secções menos utilizadas dentro do Teams, o que é sempre de saudar.